Como ver vídeo do youtube no rss liferea

Liferea é um leitor de Feed RSS pra GNU/Linux e outros derivados do Unix. Ele serve basicamente para acompanhar blogs e sites de notícias em tempo real de publicação do artigo, ou seja, os posts aparecem para você no momento em que o autor publica na rede.

Ora, ora, por que isso é legal? Porque cada vez mais estamos acompanhando notícias em redes sociais e essa notícias não seguem o padrão RSS, e sim o algoritmo das redes sociais. No CaraLivro*, poucas publicações dos seus amigos aparecem na sua timeline e isso quem decide é a empresa e não nós.

Precisamos tomar o controle e aumentar a responsabilidade de gerir nosso dados, faz parte do amadurecimento e evolução que precisamos aprender.

Enfim… Liferea pode ser instalado seguindo essa página:
https://lzone.de/liferea/install.htm

Depois de instalado você pode adicionar os links dos canais do Youtube que mais gosta. Siga até a home do canal e copie a URL. No Liferea clique em Nova Assinatura e adicione a URL.

Uma dica é abrir o link do vídeos do canal no mpv. Nesse caso vá em Ferramentas e depois em Preferenças. Na aba Navegador e depois em manual digite mpv %s.

Daí é só clicar com o botão direito do mouse no link desejado e em abrir no navegador externo toda vez que quiser ver o vídeo do teu canal favorito.

É isso o que tenho a dizer. Até mais.

Obs: Dá pra copiar o link dos canais sem visitar o site oficial do YouTube em uma instância do invidious.

* Grato ao companheiro Dausacker por inventar essa palavra (pelo menos foi por ele que ouvi pela primeira vez).