Como fazer auto-login em sistemas com o openrc

Uma das coisas que tava me irritando no parabola GNU/linux-libre com o openrc e lxde era o login no modo gráfico toda vez que iniciava o computador. Apertava o power, esperava carregar o sistema e fica por ai como um servidor rodando algum tipo de script, sei la. Eu apertava enter e aparecia para digitar o nome do meu usuário e posteriormente a senha, para só depois iniciar o lxde.

Numa das madrugadas resolvi procurar solução. E uma das respostas era iniciar o login automaticamente com meu usuário. Não me importava em ter um gerenciador gráfico tipo lightdm, gdm para escolher o usuário que iniciaria o computador.

Enfim… vamos as respostas.

Como sempre, evito editar arquivos sem criar uma cópia deles antes. Para isso:

sudo cp -rf /etc/conf.d/agetty.tty1 /etc/conf.d/agetty.tty1.orig # Criei uma cópia do arquivo agetty.tty1, que é o primeiro gerenciador gráfico do sistema. Lembra do ctrl+f1 ao f7?

sudo nano /etc/conf.d/agetty.tty1

Procure a linha agetty_options=”” e mude para:
agetty_options="--autologin augusto"
sendo augusto o nome do meu usuário.

Agora é só reiniciar e correr pro abraço.

Finalizando: Um problema que pode ocorrer é o pacman atualizar o sistema e excluir as alterações feitas no arquivo agetty.tty1. Nesse caso temos que impedí-lo de fazer isso.

sudo cp -rf /etc/pacman.conf /etc/pacman.conf.orig
sudo nano /etc/pacman.conf

Procure a linha =

e mude para

NoUpgrade = etc/conf.d/agetty.tty1

Pronto!

fonte: https://wiki.manjaro.org/index.php?title=Autostart_X_at_Login_-_OpenRC_%26_SystemD