Existe vida além do navegador – Ver vídeos em um pc da xuxa

Quem tem um computador horrível sabe o quanto é difícil ver vídeos pelo navegador web, seja ele quem for, até mesmo os mais leves como midori e qupzilla engasga de vez em quando.

Deixo claro que assisto vídeos do youtube, e sabemos que a Google não é das mais amigáveis em termos de privacidade e liberdade, mas esse é um mal que não consigo evitar.

Quando você entra no site do youtube pelo navegador um javascript non-free é entregue, e isso pode ser um problema pra quem deseja usar o máximo possível de software livre. Uma dica seria usar o youtube-dl para baixar os vídeos, mas isso é um pouco incômodo para quem quer ver e assistir rapidamente.

A dica da qual compartilho e é tão bom em termos de privacidade, pois não te entrega javascript non-free, e para quem tem um pc bem fraquinho é usar o player nativo do sistema operacional. Esse player pode ser tanto o mplayer, mpv, vlc, totem, smplayer, gnome mplayer… enfim, muitos. Só que um outro problema aparece, você precisará da url do vídeo, na qual provavelmente foi adquirida entrando no site do youtube e capturando o javascript non-free.

Indo direto ao assunto, o programa que compartilho se chama smtube, é um aplicativo que mostra por país e por categoria (mais populares, Esportes, Música…) ou mesmo por pesquisa por palavra chave, daí é um clique e o player nativo em primeiro de uma lista aparece e reproduz o vídeo.

Para instalar em distros baseadas no ubuntu não adianta tentar dar um sudo apt-get install smtube, pois a versão instalada não funcionara. Tentei também em arch/parabola e não funcionou.

Mas adicionando um ppa da certo:
sudo add-apt-repository ppa:rvm/smplayer
sudo apt-get update
sudo apt-get install smtube

Há versões de como instalar o smtube para distros debian, fedora e opensuse em:

http://www.smtube.org/

Uma dica é instalar o player de vídeo mpv com o youtube-dl para baixar as legendas de vídeos que dão suporte. No smtube vá em ver e depois em configurações. Em Reprodutores coloque mpv+youtube-dl em primeiro na lista.

ATUALIZAÇÃO:

Um problema do smtube é a não possibilidade de assinar canais que agente gosta, mas há uma alternativa que pode contornar de certa forma isso, que é usar o liferea, um programa de rss que possibilita assinatura de blogs e vídeos em tempo real.

A instalação em distros .deb é simples:

sudo apt-get update && sudo apt-get install liferea

ATUALIZAÇÃO 2:

Dê uma olhada no invidious. https://redirect.invidious.io/watch?v=Jijuvo9JiE4. É via navegador e aceita até inscrições de canais e pelo menos nas instâncias que testei te entregam javascript livre. As brasileiras que conheço são:

https://invidious.slackjeff.com.br

https://tube.bolha.tools/feed/popular