Syncthing (Sincronize)

Syncthing é um software livre e descentralizado, que significa que é abertamente auditável e confiável, além de não depender de um servidor centralizado. É como os serviços em nuvem tipo Dropbox, OneDrive, Google Drive, Nextcloud, entre outros.

A questão é que não existe uma corporação que armazena os seus dados. É tudo pear to pear (p2p) ou pessoa por pessoa.Todos os arquivos são sincronizados somente nos dispositivos dos usuários (computador, celular…) sem depender de uma empresa que pode cobrar um preço alto em comparação que o syncthing pode entregar. O espaço de armazenamento do syncthing é o tamanho do espaço do seu hd do computador ou da memória interna/externa do seu smartphone. Você pode comprar um sd de 64gb ou mais, por exemplo, e acoplar no seu smartphone.

Outra coisa é que o syncthing compartilha e sincroniza arquivos e pastas com as outras pessoas que fazem parte do grupo de compartilhamento. Se por exemplo tem 6 pessoas e cada uma tem  dois dispositivos (um notebook e um smartphone), 12 nós (como é chamado) serão sincronizados. É como um espelho!

O único cuidado é que não há como recuperar arquivos caso alguém por descuido exclua algo importante definitivamente. Nesse caso se os 12 nós da rede estiverem on-line, ou até que ninguém descubra o problema a tempo, esse arquivo ou pasta será perdido.

Uma dica melhor é cada um, ou pelo menos uma pessoa, fazer sua cópia de segurança ou backup num hd externo ou pen drive, por exemplo, para caso aconteça algum problema. Ou colocar um dispositivo como “servidor”de backup. (Somente Receber). Veja mais informações em botão direito e editar na pasta desejada.

Uma desvantagem normalmente em softwares ou aplicativos de código livre é a interface. Mesmo alguns projetos grandes como Nextcloud, Libreoffice, Jitsi, Mozilla Firefox… a aparência ou a “usabilidade” pode assustar algumas pessoas mais leigas. Lembrando que o software livre é outro paradigma em comparação com software ou apps das Big Tech (Micro$oft, G00gle…) e esse é um ponto falho. Big Techs coletam muitos dados e sabem todos os nossos gostos e resistências. Além de contarem com dinheiro infinito.

Figura 2: interface do syncthing
Figura 2: interface do syncthing

Essa é a página de download do syncthing: https://syncthing.net/downloads/.
Repare que nesse link a página é dividida em 4 partes. Integrations, Android, Base Syncthing e Debian / Ubuntu Packages

A primeira parte (integração) é altamente recomendada clicar e usar caso você seja um usuário não familiarizado com a linha de comando. Esse download é útil caso você queira, por exemplo, integrar o syncthing com o seu sistema operacional (Windows, Mac, Linux ou BSD) e queira ter um ícone de notificação na barra de ferramentas ou no navegador de arquivos (Windows Explorer, Nautilus…). É interessante instalar para receber notificação de recebimento ou alteração dos arquivos sincronizados de todos os nós em tempo real.

No windows se atente para SyncTrayzorSetup-x64.exe ou SyncTrayzorSetup-x86.exe

Repare que x64 é na maioria dos casos o que você deve baixar caso seu computador não seja tão antigo. Se não funcionar tente o x86. Dê uma olhada nas configurações do seu sistema se tiver em dúvida sobre a arquitetura do seu computador para mais detalhes.
Interessante observar que tem também uma versão portátil para dispositivos usb ou cartão de memória sd. Instale no pen drive caso queira “levar” as configurações do sync e seus arquivos para um outro computador, por exemplo.

Para outros sistemas ou ambientes gráficos, dê uma olhada em Community.

Em android é onde encontra o app para seu dispositivo móvel (Não há oficialmente por enquanto para ios). Você pode baixar pela Google Play e F-Droid. Se possível recomendo instalar a loja f-droid que contêm aplicativos de código livre e auditável e com alto nível de segurança. É uma dica!

Em Base Syncthing você pode baixar o syncthing para a sua plataforma (Windows, Mac, Linux…) caso queira o mínimo necessário para rodar o programa, fornecendo uma linha de comando / daemon como executável e uma interface de usuário baseada na web.

Agora a minha parte preferida:
Para quem usa GNU/Linux em um distribuição Debian / Ubuntu ou derivada, um simples apt install syncthing e/ou apt install syncthing-gtk (ícone na bandeja) é o suficiente na maioria dos casos ou adicionando a chave manualmente conforme as instruções da página.

Como Usar

Figura 2: interface do syncthing
Figura 2: interface do syncthing

A primeira coisa que você pode querer fazer é mudar o idioma. Dê uma olhada no canto superior direito da imagem acima.
No primeiro momento, muito provavelmente só aparecerá uma única pasta ou folder (em inglês) e o nome do dispositivo que está rodando o syncthing. Se quiser pode manter essa pasta default para compartilhar com os outros aparelhos.

O lado esquerdo da tela mostra o ID (Tipo o RG) e o estado atual de todos as pastas configuradas. Clicar no nome da pasta faz com que essa seção se expanda para mostrar informações de pasta mais detalhadas, e botões para pausar a sincronização, forçar uma nova varredura (rescan) ou editar para mudar o local de armazenamento, nome da pasta ou o dispositivo que está sincronizando, por exemplo.

No lado direito encontra todos os dispositivos que poderão fazer parte da sincronização. As pastas compartilhadas, a opção de pausar, editar ou informação sobre o status do compartilhamento (em sincronia, parado…).

Nessa parte clique em adicionar dispositivo remoto e cole o ID do dispositivo. (Não confunda com ID das pastas). Para verificar o seu id clique em ações e depois em mostrar id. Peça esse número para as outras pessoas que fazem parte do grupo de compartilhamento de todos os aparelhos envolvidos.

Resumindo: Adicione todos os dispositivos primeiramente e depois adicione as pastas a serem sincronizadas. Por fim clique em editar na pasta e em compartilhamento selecione todos os nós que farão parte da rede.

É isso! Fonte: syncthing.net

1 comment

Comments are closed.