Comprou Hd Externo, Pen Drive ou cartão SD? Cuidado! Pode ter sido um péssimo negócio.

Há alguns anos atrás eu li um artigo no saudoso hardware.com.br da qual o autor Morimotto falava sobre HDs falsos. No artigo em si  tratava sobre as motivações, truques e artimanhas dos vendedores desses dispositivos. Até saber que algo estava errado já se tinha passado muito tempo e nada poderia ser feito.

A questão é o seguinte: O vendedor informa um espaço de armazenamento x mas na prática é x/10. Como o comprador não armazena tudo de uma vez seus arquivos prediletos o roubo passa despercebido. As vezes por anos!

Naquele artigo Morimotto mostrou uma ferramenta para Windows para verificar a real capacidade do dispositivo. Essa ferramenta preenche os espaços com vários arquivos de 1GB. Então com isso poderiamos verificar a falsidade ou não do aparelho.

Como não lembro do nome do programa .exe e sou “hardcore” em linha de comando (brinks!!!), mostrarei o nome e como funciona em distros GNU/Linux.

Como instalar:

sudo apt install f3

Modo de Uso:

lsblk # Verifique onde está ou não está montado o aparelho

Monte o dispositivo em uma pasta qualquer. Na maioria das vezes um simples clique é montado em /media/usuário/…

ou pelo terminal:

mount /dev/sdc1 /media/augusto/F2EB-A10C # Se atente para sdc1 e o nome do seu usuário e o ID da pasta.

f3write /media/augusto/F2EB-A10C # Cuidado!

Vá buscar um café ou saia para caminhar que dependendo do espaço em disco vai demorar um bocadinho. Talvez de horas a dias!